Receitas » Bolo de Chocolate sem Farinha

Ingredientes:
-10 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 300 g de manteiga cortada em cubos
- 550 g de chocolate meio amargo ralado

Modo de preparo:
Numa batedeira bata os ovos com açúcar até que dobre de volume. Obs: não pode incorporar muito ar nesta mistura. Reserve.
Numa panela, FORA DO FOGO, misture açúcar e água, até que o açúcar esteja dissolvido. Leve a panela ao fogo médio até obter uma calda rala (de 6 a 8 minutos). Reserve até que fique numa temperatura de morno para frio.
Numa outra panela em banho-maria, em fogo médio, derreta manteiga cortada em cubos com chocolate meio amargo ralado. Junte a calda rala de açúcar (reservada acima) e misture.
Despeje a mistura de chocolate acima nos ovos batidos (da batedeira), e com o auxílio de uma colher, misture rapidamente para que a mistura de chocolate não cozinhe os ovos, tomando o cuidado de não bater para não incorporar ar.
Numa fôrma redonda untada (de 28 cm a 32 cm de diâmetro X 6 cm de altura) e forrada com papel manteiga coloque a mistura acima.
Envolva a fôrma totalmente com papel filme (ou papel alumínio) e leve para assar em banho-maria a 180º C por 1 hora a 1 hora e 15 minutos.
Dica : coloque na água fervente do banho-maria rodelas de limão para que a panela não fique preta.
Desenforme o bolo e sirva regando azeite extra-virgem aromatizado com hortelã e chantilly batido com baunilha. Este bolo não vai na geladeira.
Rendimento: 12 porções

Veja mais receitas deliciosas.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: