Curiosidades » Hans Christian Andersen

Christiane Angelotti

Hans Christian Andersen nasceu em Odense, Dinamarca, no dia 02 de abril de 1805.
Filho de um pobre sapateiro e de mãe analfabeta, teve uma infância humilde e cheia de dificuldades. Morava com os pais, a irmã e uma avó. Teve no seu pai, um contador de histórias que além de contá-las as encenava. O que lhe proporcionava diversão e incentivava a criatividade.
Quando criança sentia-se meio desengonçado e sofria complexo por ser alto demais para a idade.
Aos 9 anos sofreu com a morte do pai. Sua mãe era bastante problemática e negligente o que acabou colaborando para que Andersen decidisse fugir de casa. Com apenas 14 anos, fugiu para Copenhague e lá depois de passar por muitas dificuldades conheceu o diretor do Teatro Real, Jonas Collin . No teatro teve várias ocupações, foi bailarino, corista, autor de tragédias. Enquanto isso, seus estudos eram financiados por Jonas Collin.
Em 1828 ingressou na Universidade de Copenhague e durante 7 anos escreveu poesias e buscou realização na literatura.
Alcançou grande êxito como escritor em 1835 quando publicou seu primeiro livro de história infantil. Foi quando descobriu que seu verdadeiro talento estava na literatura infantil.
Ao todo Andersen escreveu 156 contos para crianças.
Acredita-se que o autor tenha tido grande afinidade com as crianças, também por se identificar mais com as mesmas do que com os adultos. Conta-se que Andersen passava horas contando histórias para crianças, brincando e ouvindo-as.
Entre as suas histórias mais conhecidas podemos destacar: O Patinho Feio, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo, As Roupas Novas do Imperador, A Colina dos Elfos, A Pastora e o Limpador de Chaminés, A Polegarzinha.
O autor faleceu em 1875 em Copenhague.
Em suas obras Andersen demonstra a influência do Romantismo recheando suas histórias de ternura, caridade e generosidade. O autor transportava para as suas personagens características marcantes da sua época.
Andersen foi considerado o percursor da literatura mundial e em virtude disso no dia que marca da data de seu nascimento é comemorado também o Dia Internacional da Literatura Infanto-Juvenil.
Anterior a Andersen também se destacaram na literatura infantil o autor francês, Charles Perrault e os alemães, Irmãos Grimm. Porém, Andersen foi considerado o primeiro autor infantil em razão das suas histórias serem criadas por ele, enquanto os outros autores fizeram um levantamento de histórias populares que faziam parte do folclore e eram contadas oralmente em diversos países.
Em 2005 a Dinamarca irá celebrar os 200 anos do nascimento de Hans Christian Andersen. Nós aqui deixamos o nosso imenso agradecimento a esse incrível autor.


A reprodução do texto acima, permitida somente mediante autorização da autora: Christiane Angelotti.
E-mail: chris@angelotti.eti.br

Hans Christian Andersen.

Fonte
http://www.aglioeolio.hpg.ig.com.br
http://www2.uol.com.br/cienciahoje/che/anderse1.htm
http://www.literature-web.net/hans_christian_andersen

Curiosidades
A estátua da Pequena Sereia na entrada do porto de Copenhague, capital da Dinamarca, é em homenagem a personagem de um dos mais famosos contos de Hans Christian Andersen

Veja mais curiosidades.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: