Curiosidades » James Matthew Barrie

Christiane Angelotti

"Quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, o riso se despedaçou em milhares de partes e todas elas se espalharam, foram saltando. E assim nasceram as fadas". (trecho de Peter Pan)

James Matthew Barrie nasceu em 9 de maio de 1860 na vila de Kirriemuir, em Forfarchire, Escócia.
Seu pai, David Barrie era um fiandeiro e sua mãe, Margaret, filha de um pedreiro. Eles tiveram dez filhos, James Barrie era o nono. Desde pequeno,ouvia sua mãe contar-lhes histórias de piratas e ficava fascinado.
Um tragédia, porém, marcou a família Barrie durante a infância de James. Ele tinha sete anos, quando seu irmão mais velho, David, morreu em um acidente de patinação. Após a tragédia, a mãe de James caiu em profunda depressão.
James Barrie tentava chamar a atenção da sua mãe se vestindo com as roupas de seu irmão falecido.
Barrie saiu de sua casa no vilarejo aos treze anos, para estudar. Na escola sempre Se interessou por teatro e literatura. Era tido como estranho pelos seus colegas,pois seus interesses eram diferentes, enquanto seus colegas só pensavam em namorar garotas, ele vivia com livros. Barrie também sofria gozações por ser baixinho.
Barrie estudou na Dumfries Academy e na Universidade de Edinburgo.Depois de trabalhar como jornalista para o Nottingham Journal, ele se mudou em 1885 para Londres como um escritor independente.
Ele conseguiu vender seus trabalhos, na maioria, humorísticos, para revistas da época.
Better Dead (de 1888), foi seu romance de mistério, no qual satirizava pessoas conhecidas.
Sua fama veio com a peça:"Auld Licht Idylls", retratando a vida escocesa. Foi muito elogiado pelos críticos.
Posteriormente, em 1891," The Little Minister" sua peça melodramática, foi filmada após ter sido apresentada no teatro alcançando imenso sucesso.
Em 1894, Barrie casou-se com Mary Ansell, atriz de uma de suas peças.
Barrie tornou-se conhecido na Inglaterra e Estados Unidos, pelas suas obras teatrais, algumas se tornaram filmes. Porém, a obra que o tornou mundialmente foi a peça teatral que virou um clássico da literatura infantil:"Peter Pan".
O nome de Peter Pan apareceu primeiramente no romance adulto de Barrie: "The Little White Bird". A obra é uma narração em primeira pessoa, sobre a ligação entre um rico solteiro e um garotinho, David. Levando o garoto para passear em Kensington Gardens o narrador lhe conta sobre Peter Pan, que podia ser encontrado nos Jardins à noite.
Em 1904, Peter Pan foi encenado pela primeira vez . Era a história de um menino que vivia na Terra do Nunca, seria criança para sempre e ainda lutava contra piratas.
Barrie começou a escrever a história após conhecer os irmãos Llewellyn Davies e a mãe deles, a viúva Sylvia. A amizade de Barrie com a família Davies foi inspiradora e importante para todos.
Sylvia, Barrie e as crianças tiveram desde o início uma grande afinidade, fato que deu origem à fofocas e ao fim do casamento de Barrie.
Os biógrafos de Barrie escreveram que tal amizade foi fundamental na vida dele. Seu romance com Sylvia, parece nunca ter se concretizado, muitas vezes ele era como se fosse um sexto filho.
Quando Sylvia faleceu, Barrie ficou com a guarda de seus filhos, compartilhando a mesma com a avó das crianças.
Peter Pan só ganhou uma versão impressa definitiva em 1911 , intitulado: " Peter Pan e Wendy".
Em 1922, Barrie recebeu o título de barão. Sempre gostou de contar e encenar Peter Pan para as crianças.
Em 19 de Junho de 1937 Barrie morreu vítima de pneumonia.
Peter Pan deve ter muito de Barrie, das crianças Llewellyn Davies e também muito de todos nós, isso talvez ,seja o que torne essa história tão encantadora.

"Cada vez que uma criança diz ´Eu não acredito em fadas´ em algum lugar uma pequenina fada cai morta no chão."(trecho de Peter Pan)
Proibida a reprodução deste artigo sem o concentimento prévio da autora.
E-mail: chris@angelotti.eti.br

James Matthew Barrie.

Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/J._M._Barrie
http://www.online-literature.com/barrie/

Curiosidades
Sugestão de filmes:
- "Em Busca da Terra do Nunca" conta a história de James M. Barrie, com Johnny Depp
-"Peter Pan" e "Peter Pan de volta a Terra do Nunca" desenhos Disney.
-"Peter Pan" (filme de 2003), do diretor P.J. Hogan.Universal Pictures .

Veja mais curiosidades.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: