Curiosidades » O Dia Das Mães

Christiane Araújo Angelotti

A antiga civilização grega já celebrava a maternidade homenageando a Deusa Réia, a mãe de todos os deuses, segundo a mitologia grega.
Muitos anos depois, no século 16, a Inglaterra passou a comemorar o chamado "Domingo da maternidade" no quarto domingo da Quaresma. Tal data era dedicada em especial para as mães de operários ingleses, que devido a crise que assolava o país passavam muito tempo longe de seus famílias, à trabalho. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, Anna Jarvis foi a idealizadora do feriado. Seu intuito era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Em 1907 ela, juntamente com vários amigos, começaram uma campanha para instituir o Dia Nacional das Mães. Ela conseguiu que a cidade de Grafton, na Filadélfia, na qual residia, celebrasse o Dia das Mães no segundo aniversário da morte de sua própria mãe, Anna Reese Jarvis.
No ano seguinte, a comemoração se espalhou por toda a Filadélfia. A sociedade então, s e mobilizou para tentar instaurar a data nacionalmente. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson fez um comunicado oficial, proclamando o Dia das Mães como feriado nacional, a ser celebrado sempre no segundo domingo de maio.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918.
No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo, então presidente, Getúlio Vargas.
Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. O cravo, a flor favorita da mãe de Anna Jarvis, tornou-se o símbolo das mães, após ter sido usado na celebração de 1907 em Grafton.
O objetivo do dia das mães inicialmente, era fazer as pessoas refletirem na importância das mães, celebrar esse amor, essa doação. Porém com o avanço do capitalismo, o dia das mães cada vez mais se torna uma data comercial.
Comemoremos essa data com amor, festejando nossas mães, que dão um toque especial em tudo o que fazem, que nos apoiam, nos protegem,nos amparam e nos amam.
O maior dos presentes é aquele que não tem valor comercial,não se pode comprar num lindo shopping, numa loja da esquina, o maior e melhor dos presentes que podemos dar às nossas mães é o nosso AMOR. Esse, vem cheio de outros presentes " brindes": respeito,amizade, companheirismo, cumplicidade, gratidão, ternura...
Amor é uma caixinha de surpresas, quanto mais damos,mais sentimos e recebemos.
Feliz Dia das Mães!
Proibida a reprodução deste artigo sem autorização prévia da autora.E-mail: chris@angelotti.eti.br

 O Dia Das Mães.

Curiosidade:  O Dia Das Mães.

Curiosidades
Veja desenhos para colorir do dia das mães na nossa Seção brincadeiras/ desenhos para colorir.
Canções em homenagens às mães, veja letras na seção Cantigas.

Alguns países comemoram o Dia das Mães em datas diferentes da nossa:
Brasil, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália, Bélgica, Estados Unidos e Japão------- 2º domingo de maio
Noruega --- ---------2º domingo de fevereiro
Argentina--- -------2º domingo de outubro
Portugal ---- --no primeiro domingo de maio.
Suécia--------- Último domingo de maio
Inglaterra---------4º domingo da Quaresma
México-------10 de maio
Líbano -------2º dia da primavera

Sugestão de leitura para as crianças:
Livro:Se as coisas fossem mães
Autora:Sylvia Orthof
Ilustrado por Ana Raquel
Editora Nova Fronteira, 1984
Nesse livro, Sylvia Orthof fala com muita sensibilidade sobre o que é ser mãe. Um livro muito criativo, divertido e poético.

Textos para reflexão sobre o Dia das Mães nos tempos atuais:
http://www.ibb.org.br/vidanet/outras/maes.htm

Veja mais curiosidades.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: