Curiosidades » Projeto Bonequinha Preta

desenvolvido pela Pedagoga Cristiane Silva

Livro: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de Oliveira
Editora Lê
Esta com certeza é uma das minhas favoritas, através deste maravilhoso livro podemos trabalhar tantas coisas boas com nossos alunos. A questão da desobediência, do amor, do egoísmo e até a questão das nossas raças.
Dicas:
 Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula, mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
 Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha. Espalhe pela sala, cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas, desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho, um gatinho, etc...
 Ao abrir a caixa, mostre primeiro a boneca. Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar! Deixe que os alunos peguem a boneca, faça esta atividade em rodinha, todos sentados no chão da sala mesmo. Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as, faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade. Se possível fotografe todas as atividades.
 Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa, explore-a bem, fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível, mostre aos alunos uma foto dela. Ao iniciar o conto, leia com voz suave, sem pressa, os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente, isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"
 Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo, a amizade, etc...

Sugestões de Atividades:

* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta.
* Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem, alinhavo...
* Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam vistam a roupinha nela.
* Fazer um livrão de reconto, As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas.
*Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta. Faça convites, decore a sala com balões. Neste dia, leve um bolo, docinhos, salgados e sucos, enfeite a mesa...As crianças amam esta festa, lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também...
*Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim. Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha, de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca)

Este projeto terá a duração que você escolher e vai depender também do interesse da sua turma, pode acontecer de surgirem novos projetos através deste! Boa aula!!!!

Projeto Bonequinha Preta.

Curiosidade: Projeto Bonequinha Preta.

Fonte
A Professora Cristiane Silva é uma daquelas Mestras, apaixonadas pela Educação, por ensinar, pelos seus alunos.
Ela também compartilha muitas idéias maravilhosas no seu Blog: http://blog.orolix.com.br/blog/brincandoeducando/

Curiosidades
Se quiser incrementar ainda mais o projeto,ou ter novas sugestões acesse o site: http://www.acordacultura.org.br/
A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial.
Mais sugestões de livros acesso o site acima ou na nossa seção Dicas.

Acesse também os sites: http://pbskids.org/africa/
Site em Inglês da PBS Kids, muito bom! Um menino chamado Femi, morador da Nigéria nos leva para uma incrivel e educativa viagem à Africa.
http://www.africaguide.com/
Em inglês. Há uma biblioteca de imagens (pessoas e cultura, animais e paisagens) que pode ser acessada.
Ver também o site da editora DCL:
http://www.editoradcl.com.br/
Nele, há idéias para projetos como: A África Fantástica, além de sugestões de livros.

Veja mais curiosidades.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: