Curiosidades » Nossos Índios Brasileiros

Christiane Araújo Angelotti

Há mais de 200 comunidades indígenas em nosso país. Grande parte das tribos concentram-se na Amazônia, o restante espalhadas por todo país inclusive perto de grande capitais.
Cada nação indígena tem sua língua e diferenças culturais.
Devemos muito a esses povos, que foram os primeiros habitantes do nosso país. Conhecer a cultura indígena é um bom meio de valorizá-la e preservá-la.

Por que 19 de abril?

No dia 19 de abril de 1940, aconteceu o I Congresso Indígena da América Latina, no México. Nesse congresso foi instituído o dia do Índio em todo o continente americano (Américas do Sul, Norte e Central).
Tal data foi criada com o intuito de que a cultura indígena fosse divulgada em todo continente Americano e para que os governos criassem normas em relação à preservação e proteção dps dos povos indígenas.
No Brasil, somente em 1943 foi oficializada essa data por lei assinada pelo presidente da época, Getúlio Vargas.

O Chefe da Tribo

Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas. A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. Os caciques devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter as tradições, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os civilizados.

Alimentação

Cada povo indígena tem sua tradição com relação à alimentação. Eles produzem sua própria comida, seja praticando agricultura para subsistência, em algumas tribos até vendem o excedente da sua plantação, seja por caça e pesca.
O peixe, a banana, a mandioca e o milho são fontes de alimentação n maioria das tribos indígenas.
Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis e não fazem mal ao homem.
Há divisões de tarefas por sexo. Geralmente as mulheres preparam as comidas enquanto os homens caçam e pescam.
Há tribos que consomem alimentos industrializados que compram com o dinheiro ganhado através do comércio de produtos típicos confeccionados nas aldeias e vendidos em feiras.

As Crianças

Em geral, a vida das crianças indígenas ou curumins como são chamadas é bem diferente das nossas crianças.
Elas vivem muito integradas à natureza, participam das tradições de sua tribo. Aprendem muito observando os mais velhos em suas tarefas diárias.
Também se divertem muito, tomar banho de rio é uma das diversões preferidas. Além disso, brincam de peteca, pião, jogos com sementes, dobraduras, bonecas.
Na maioria das aldeias, os pequenos índios também vão à escola.

Há momentos de contação de história, em que os mais velhos contam histórias para os curumins, há festas tradicionais em que as crianças participam e aprendem assim ,mais da própria cultura.
As crianças indígena são muito respeitadas, os adultos sabem e acreditam que elas estão sempre aprendendo.
Elas convivem com seus animais de estimação: cachorros, macacos, araras, coatis, papagaios.

Ritos e Mitos

No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. O nascimento de uma criança é comemorado, assim como a iniciação na vida adulta, o casamento, a morte. Celebram os antepassados como a festa Quarup dos Xavantes no Xingu, região central do Brasil.
Uma boa colheita também é comemorada com festejos.

Habitação

A casa do índios não é só a famosa Oca que ouvimos falar.
As aldeias não são todas iguais. Há tribos que formam suas casas ao redor de uma região central , local designado para festas. Outras tribos constróem suas casas enfileiradas. Há tribos em que só há uma grande casa e todos moram juntos.
As casas podem ser ovais, retangulares ou redondas. De madeira, palha ou cipó. Há aldeias que possuem casas com tijolos.

Proibida reprodução deste artigo, sem autorização prévia da autora.
E-mail: chris@angelotti.eti.br

Nossos Índios Brasileiros.

Curiosidade: Nossos Índios Brasileiros.

Fonte
WebCiencia.com - Índios brasileiros - Tribos indígenas - Arte e Cultura dos Índios
www.funai.gov.br
http://www.museudoindio.org.br/cri/fr_pes.htm
Veja mais em :
http://www.socioambiental.org/
http://www.brasilcult.pro.br
http://www.ifch.unicamp.br/ihb/

Curiosidades
Acompanhe uma viagem pelo universo lúdico dos povos indígenas:
http://www.estadao.com.br/ext/especiais/indios/index.htm

Veja mais curiosidades.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: