Curiosidades » Um Sonho, Uma Realidade- O Primeiro Astronauta Brasileiro Marcos Pontes

Christiane Araújo Angelotti

Sonhou, lutou, acreditou e chegou lá!
No dia 11 de março de 1963, nascia em Bauru, cidade do interior paulista, um brasileiro que ia deixar um marco importante na história do Brasil e na história mundial, Marcos Pontes.
Filho de Virgílio de Pontes e Zuleika Navarro Pontes, pessoas simples mas muito especiais. Irmão da Rosa e do Luiz Carlos. Marcos tem uma família unida, que se apoia, e seus pais sempre plantaram neles a sementinha do acreditar em si.
Uma familiar saudável, que sempre viveu o amor, que se respeitou, incentiva uns aos outros, que se apoia. É de fundamental importância para o crescimento do indivíduo em todos os aspectos ter uma família saudável, com bom relacionamento. E graças a Deus, nosso astronauta foi presenteado com uma família assim.
Marcos foi uma criança feliz, brincou muito, sempre cercado de amor e desde cedo sonhou muito e o mais importante, acreditava sempre em seus sonhos.
Estudou em escolas estaduais, no SESI, em Colégio Técnico. Cedo, foi em busca de aprender um oficio para ajudar nas despesas, fez curso de eletricista e fez também curso Técnico em eletrônica.
Por onde passou teve professores especiais que viam nele muita vontade de aprender e o ajudaram, o incentivaram.
Bons mestres enxergam, mesmo em situações adversas, potencial nos seus aprendizes, afinal nem nós mesmos sabemos aonde podemos chegar.
Com muita perseverança, Marcos venceu muitas dificuldades e entrou para o curso da AFA(Academia da Força Aérea), no qual formou-se Oficial da Força Aérea Brasileira - Piloto Militar. Daí por diante, Marcos com muito estudo, sonho, fé e perseverança foi fazendo cursos diversos em aviação, até formar-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica ).
Marcos provavelmente sentia que seu destino estava nos céus, sentia que estava no caminho certo, porém seu sonho maior era o espaço.
Onde muitos teriam desistido, Marcos tentou, batalhou, se esforçou e acreditou, muito, em si, em Deus, nos que o apoiavam e venceu!
Marcos venceu grandes obstáculos, e a dificuldade de ficar longe dos entes queridos, dos amigos, pois o seu sonho exigia isso dele.
Em 1998 entrou para a NASA, nos Estados Unidos (USA) para o treinamento de astronauta.
Desde então, vem se preparando, sonhando em um dia fazer a tão sonhada viagem, a viagem para fora do nosso planeta. A fila de astronautas era grande, todos, assim como o Marcos, muito competentes, mas era a hora do nosso brasileiro, do nosso guerreiro que ousou buscar seus mais lindos sonhos e venceu!
Hoje, dia 29 de março de 2006 parte em direção ao espaço. Verá o nosso planeta de fora, como uma imensa bola azul. O que pensará? Talvez na sua trajetória, na sua luta que não foi fácil, na sua, já falecida, mãe, que com certeza o acompanha, nos seus entes queridos, em nós irmãos terráqueos que somos tão lindos e ao mesmo tempo produzimos tanta violência, tanta coisa ruim contra nós mesmos; em nós irmãos brasileiros que lutamos muito por um país digno. Só saberemos seus pensamentos quando ele retornar daqui a 9 dias.
Até lá, Boa Viagem! Estaremos torcendo e rezando por você!
Proibida a reprodução sem autorização da autora.

Um Sonho, Uma Realidade- O Primeiro Astronauta  Brasileiro Marcos Pontes.

Curiosidades
Site Oficial do Marcos Pontes: http://www.marcospontes.net/maina.htm
http://www.clubedeastronomia.com.br/
www.nasa.gov

Veja mais curiosidades.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: