Curiosidades » Tradições Natalinas

Christiane Angelotti

O Presépio de Natal
O presépio ou estábulo, é um local onde são guardados os animais. Foi em um presépio que Maria e José se alojaram e ela deu a luz ao menino Jesus. O presépio de Natal é a representação do nascimento de Jesus Cristo.
No século XIII, São Francisco de Assis, durante a celebração de Natal, resolveu fazer uma encenação do nascimento de Cristo usando pessoas e animais. Ele teve tal idéia depois de visitar a cidade de Belém, onde Jesus nasceu. Lá as pessoas faziam a encenação da peregrinação de José e Maria até o local do nascimento de Jesus.
São Francisco ficou emocionado e imaginou compartilhar aquele sentimento de emoção e reflexão com as pessoas.
O Presépio deu tão certo que pintores e escultores passaram a fazer também a representação do nascimento de Jesus. E assim nasceu a tradição de montar o presépio como lembrança de um dia tão especial para os cristãos.

Tradições Natalinas.

A Origem o Natal
O Natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Essa data passou a ser comemorada no dia 25 de dezembro no século IV, por decreto do imperador romano Constantino.
Essa data também coincide com o solstício de inverno. Quando o Sol está no ponto mais baixo de sua trajetória, produzindo a mais longa noite do ano. A data marca o início do inverno no Hemisfério Norte, e do verão no Sul. Par aos povos antigos esse período significava parte de um ciclo de infertilidade que existia desde o outono.
Ao longo dos anos cada povo adaptou as tradições de Natal à sua cultura. Por isso os costumes se diferenciam para a comemoração de uma mesma data.

Reprodução em mídia impressa e/ou eletrônica (sites, portais)permitida somente com autorização prévia da Autora
E-mail: chris@angelotti.eti.br

Curiosidade: Tradições Natalinas.

Curiosidades
Sugestão para trabalhar o tema:
- Discutir o que é o Natal com as crianças.
Qual a sua origem, significado, o Natal no mundo, como é comemorado em cada casa, o que a televisão passa sobre o Natal . Resgatar os valores reais do Natal.
Fazer desenhos, contar histórias, passar filmes, confeccionar cartões, árvore de sucata, pintar velas.

Veja mais curiosidades.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: