Curiosidades » Collodi

Christiane Angelotti

Seu verdadeiro nome era Carlo Lorenzini, nasceu em Firenze, Itália, em 24 de novembro de1826. Adotou o pseudônimo de Collodi, com o qual se tornou mundialmente conhecido.
Sempre muito interessado nas questões políticas, Collodi chegou a participar de confrontos armados como soldado voluntário.
Trabalhou como jornalista, fundou um jornal: II Lampione e foi crítico teatral.
Collodi interessou-se pela literatura infantil quando traduziu do francês para o italiano as obras de Perrault.
Em 1881, publicou no Jornal da Criança (Giornale dei bambini ), uma história em 15 capítulos entitulada “As Aventuras de Pinóquio”, alcançou sucesso imediato e tonou-se um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos .
Uma das grandes lições que Collodi coloca em sua obra é a importância do aprendizado vivenciado, à experiência e também a noção de responsabilidade. Pinóquio só queria se divertir, mas acabou percebendo que seus atos mal pensados geravam-lhe muitas vezes consequências desastrosas. Antes da diversão era preciso cumprir seus deveres.
A reprodução do texto acima,permitida somente mediante autorização prévia da autora.

E-mail: chris@angelotti.eti.br

Collodi.

Fonte
http://www.collodi.com/
http://www.pinocchio.it/
http://www139.pair.com/read/C_Collodi/
http://www.selfknowledge.com/91au.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Carlo_Collodi

Curiosidades
Em 1940, Walt Disney e os estúdios Disney deram sua contribuição para tornar o clássico Pinóquio, ainda mais popular transformando-o em desenho animado.

Veja mais curiosidades.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: