Folclore Brasileiro » A Cidade Encantada de Jericoacoara

Christiane Araújo Angelotti

Dizem alguns habitantes de Jericoacora, no Ceará, que no lugar onde hoje é um farol, existia uma cidade maravilhosa, cheia de riquezas, na qual habitava uma linda princesa.
Na praia, quando a maré baixa, existe uma passagem secreta, um túnel, no qual só pode entrar engatinhando. Porém, não é possível percorrer todo o túnel pois existe um portão de ferro que limita a passagem.
A princesa está encantada, vivendo na cidade que existe além do portão.
Ela foi enfeitiçada, está transformada numa serpente de escamas de ouro, que tem a cabeça e os pés de mulher. Uma criatura bastante feia.
A lenda diz que ela só pode ser desencantada com sangue de um humano.
No dia em que se imolar alguém perto do portão, abre-se-á o portão para o reino encantado. Com o sangue será feita uma cruz no dorso da serpente e assim, a princesa surgirá com toda a sua beleza, e o encanto da cidade será quebrado.
Logo então, surgirá na praia um enorme palácio, com pedrarias preciosas que encantarão qualquer pessoa e a princesa se casará com o homem que a libertou do encanto.
Como ninguém quis até hoje, dar a vida para quebrar o tal encanto, a princesa continua lá na gruta a espera do seu salvador.

Proibida a reprodução deste texto sem autorização prévia da autora.
E-mail:chris@angelotti.eti.br

Folclore brasileiro: A Cidade Encantada de Jericoacoara.

Veja mais lendas e personagens do folclore brasileiro.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: