Brincadeiras » Tangram

O Tangram é um jogo milenar chinês, muito parecido com um quebra-cabeça composto por 7 peças que, unidas de uma determinada maneira, formam um quadrado.
Há várias versões sobre a história do Tangram. A sua origem é desconhecida, assim como a origem do seu nome.
Muitos estudiosos do folclore chinês dizem que o tangran é um jogo com mais de 40000 anos de idade. No início do século XIX, o tangran chegou à Europa e aos Estados Unidos, conhecido como quebra-cabeça chinês.
Diz a lenda um chinês chamado Tan deixou cair uma peça quadrada de cerâmica e esta se partiu em 7 partes. Enquanto tentava remontar a peça, ele descobriu várias outras formas. A partir daí, várias outras formas foram registradas livros. O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça que tem um número fixo de peças e que juntas formam um quadrado. Alguns descrevem como: cinco triângulos de tamanhos diferentes, um quadrado e um paralelogramo. Outros dizem que ao invés do quadrado é um retângulo.
O desafio inicial é montar o quadrado e então chegar ao máximo de formas combinando as 7 peças.
Esse jogo desenvolve a capacidade de concentração, a orientação espacial e exercita a criatividade. É também uma ótima diversão.

Você pode imprimir a página acima, recortar, colar numa cartolina ou papel cartão para ficar mais resistente e brincar com o seu novo tangram.
Fonte:
Para saber mais sobre a história de diversos brinquedos leia:
- A História do brinquedo
Autora: Cristina Von
Editora Alegro


http://www.cemicro.com.br/htmls/tangram.htm
http://www.tangram.i-p.com/
http://www.redesc.ilce.edu.mx/redescolar/act_permanentes/mate/mate3z.htm
http://www.geocities.com/tania1974pt/
www.edicoesgil.com.br/crianca

Brincadeiras: Tangram.


Veja mais brincadeiras.



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: