Sónia Pereira *

Todos sabemos que a Primavera e os primeiros raios de sol lembram-nos logo as idas à praia e, por isso, tentamos desesperadamente perder peso a partir desta altura do ano.
No entanto, muitas crianças e jovens iniciam uma dieta contando apenas com os conselhos dos amigos, dos familiares ou das revistas. Nem sempre estes conselhos são os mais indicados, o que leva muitas vezes ao aparecimento de doenças que podem ser muito graves. Estas dietas podem ter mau resultado, especialmente em pessoas que já não estão bem psicologicamente.

O que pode acontecer se deixares de comer?

Anorexia Nervosa
Esta doença afecta principalmente raparigas adolescentes e acontece quando estas jovens iniciam uma dieta e perdem o controlo, acabando por ficar viciadas em perder peso. Estas meninas ficam com um aspecto muito doente e o seu corpo fica parecido com um esqueleto. As unhas ficam quebradiças, o cabelo fica fraco e vai caindo aos poucos, a pele fica enrugada e os ossos ficam muito fracos, podendo partir-se até com uma pequena pancada. Os problemas que ocorrem ao nível da menstruação podem, um dia mais tarde, fazer com que estas jovens não consigam engravidar. Esta doença pode ser mortal.

Bulimia Nervosa
A Bulimia também afecta muitas raparigas adolescentes. Estas meninas querem tanto perder peso que, sempre que comem mais do que deviam, acabam por provocar o vómito para deitar fora toda a comida que engolem. Este comportamento vai provocar lesões no estômago e nos dentes, que por vezes acabam mesmo por cair! Esta doença também pode ser mortal, especialmente por causa dos problemas cardíacos que pode provocar.

Obesidade com Perturbação do Comportamento Alimentar
Existem cada vez mais obesos e é importante que a obesidade seja tratada. Mas muitas pessoas que têm excesso de peso preferem fazer a sua dieta sem a ajuda de ninguém, cometendo erros muito graves. As dietas pouco equilibradas e demasiado rígidas, que têm como objectivo a perda de peso muito rápida, fazem com que a pessoa esteja sempre com fome. A pessoa acaba por perder o controlo e começa a comer, a comer, a comer... sem conseguir parar, ficando depois com ainda mais peso do que tinha antes de iniciar a dieta. A pessoa começa a odiar-se ainda mais, ficando cada vez mais triste. Continua a perder o controlo da sua alimentação, comendo mais e aumentando ainda mais o seu peso, volta a fazer dieta e começa tudo de novo.


Se não te sentes satisfeito com o teu corpo e se achas que tens excesso de peso, é importante que procures ajuda de técnicos especializados antes de iniciares qualquer dieta, para que não venhas a sofrer de nenhuma destas doenças.

* Sónia Pereira é psicóloga clínica. Trabalha em consultórios privados com crianças e adolescentes em Oeiras, Paço de Arcos e Almada (Portugal).
Marcações: 91 412 84 34.
Para mais informações www.consultorio-psicologia.com
e-mail: psicologia_consultorio@yahoo.com



Não encontrou? Pesquise abaixo mais conteúdo infantil: